Pousada Viva | São Thomé | Roteiro 2 dias
top of page
  • Foto do escritorET

Roteiro 2 dias em São Thomé das Letras

Atualizado: 17 de jun. de 2023

Roteiro pronto para facilitar sua viagem à São Thomé das Letras - MG:


Sábado:


1- Cachoeira Vale das Borboletas: A cachoeira tem uma boa estrutura para tornar seu passeio completo. Possui estacionamento, diversos restaurante e bares, onde você opta por almoçar ou apenas fazer um lanche. Há também várias lojinhas e uma paisagem de tirar o fôlego. A cachoeira em si pode ser divida em três partes:


- A parte superior, ótima para crianças, pois lá se localizam diversas piscinas naturais. É um lugar mais tranquilo e não considerado fundo.


- A parte da queda, onde tem duas quedas da água ( uma mais forte e a outra mais fraca) e uma piscina natural rasa.


- O Poço do Gnomo, uma piscina natural um pouca mais funda, onde consegue-se mergulhar e nadar.

(Tem esse nome por conta dos relatos das pessoas sobre aparição de Gnomos no local).



2- Cachoeira Garganta do Diabo: Situada na estrada que leva ao Poço Secreto, sua entrada é pela pedreira, chamada Apelucio.

É um complexo com diversas cachoeiras, algumas com quedas maiores onde pode-se entrar embaixo delas e descarregar todas as suas energias, outras menores e com piscinas naturais ao seu redor.

Além da queda principal, durante a caminhada pela trilha até as outras cachoeiras, existem diversos poços onde você pode ir parando tanto na ida, como na volta.


Obs: A entrada pela cachoeira Vale das Borboletas não existe mais.



4-Parque Antônio Rosa:

-Pôr do Sol na Pirâmide ou no Cruzeiro

-Tirolesa por do sol ( fica ali próximo ao estacionamento da pirâmide )



5-Ao redor da praça:

-Igreja Matriz

-Gruta São Thomé ( local que originou São Thomé das Letras )

-Toca ( fica em cima da gruta ... na saída da gruta vcs irão ver um banco do Itaú , continua um pouco mais ali pra frente e irá ter uma escada ao lado esquerdo que dá acesso a parte superior da gruta)


6-Onde ir a noite

-Jardim Secreto - (Todos os dias)

Hamburgueria, porções e drinks exclusivos com as bebidas do cantor Ventania

Centro - ( 11) 99631-5131

Instagram: @jardimsecretostl

-Alquimista (à la carte, pizzaria e hamburgueria) - Centro - faz delivery na Pousada Viva

OI Fixo- (35) 3237-1203

TIM- (35) 9-9104-3299

VIVO- (35) 9-9937-7969


-Ser Criativo (pizzaria)

(Seg à Dom | 19hrs às 22hrs) - Centro - (35)9-9898-9116 - faz delivery na Pousada Viva

-Caverna Pub (hamburgueria, porções e choop) - (Seg, Qua à Dom | 19hrs às 23hrs) - Centro - (35)9-9881-1738 - faz delivery na Pousada Viva

-Yama sushi-bar - (Qui à Dom) - (35)9-9948-8067 - faz delivery na Pousada

Rua: Gabriel Luiz Alves- 130 (trabalha somente com delivery)

-Mineiroca Café - (Qui à Dom / Sábado: 12:00 às 22:00 hrs e demais dias: 18:00 às 21:00 hrs )

R. Jéferson Gonzaga, 10 - Casa - Centro, São Tomé das Letras - MG, 37418-000



Domingo:


1-Poço Secreto: O queridinho de todos no quesito foto, é um poço situado no meio de uma pedreira chamada Apelúcio. A acessibilidade até o local é difícil, pelo fato de que não existem placas indicativas e nem rota no GPS. Considerado fundo, porém um dos lugares mais bonitos de São Thomé das Letras.


2- Ladeira do amendoim: Considerado um dos lugares mais misteriosos e místicos de São Thomé das Letras, é um local onde os veículos sobem sozinhos em uma descida, misteriosamente.

Foi nomeada assim por conta da Ladeira do Amendoim de Belo Horizonte. Ainda não se tem uma explicação concreta para esse fenômeno. Relatos de tontura, pressão na nuca, baixa de pressão acontece com pessoas mais sensitivas.


DICAS:


Por ser uma cidade situada em uma altitude elevada, todos dos dias após o pôr do sol a temperatura acaba caindo e as noites esfriando. Recomendamos sempre trazer cobertores extras e roupas de frio, seja qualquer época do ano, mas principalmente no inverno, onde as temperaturas podem chegar a gruas negativos.


Não se pode esquecer também as roupas de banho e toalhas extras, por conta das diversas cachoeiras situadas na cidade.


Já que estamos falando de cachoeira, existem sapatos que facilitam sua deslocação pelas pedras e trilhas encontradas no caminho. Na loja Decathlon consegue-se encontrar diversos modelos e tamanhos para você já chegar preparado e equipado à sua viagem.

Em caso de passeios onde necessitam de uma caminhada mais longa (como: trilhas, escaladas, etc), é indispensável o uso de mochilas para levar alimentos, bebidas ou pertences pessoais. Pois você precisará das mão desocupadas para poder apoiar em lugares durante o percurso, caso necessário.

Não se esquece, São Thomé está rodeada por fauna e flora. Então repelentes e SBP´s são itens indispensáveis na sua mala.


Além do cartão, traga dinheiro extra! Em São Thomé das Letras existe apenas uma agencia do banco Itaú, na qual não possuí caixa 24 horas para poder sacar dinheiro.

Já você que irá se hospedar na Pousada VIVA, nós recomendamos alguns itens indispensáveis para melhor comodidade em sua viagem. Nossos chalés possuem frigobar e micro-ondas, onde nossos hóspedes costumam trazer bebidas de sua preferência e itens de preparo rápido, como: lasanhas congeladas, pipoca de micro-ondas, queijos para comer juntamente com os nossos vinhos, etc.


OBS: A Pousada VIVA não oferece o serviço de guia, apenas recomendamos.


Propaganda Patrocinada



ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS:



Chalés de madeira estilo suíço, com roupas de cama e banho 300 fios algodão egípcio, um excelente café da manhã juntamente com todo o charme e energia do nosso jardim. Uma pirâmide de vidro para meditação e apreciação do céu estrelado e uma fogueira para noites frias, ritualísticas e comemorativas.




1.798 visualizações0 comentário
bottom of page