Pousada Viva | São Thomé | Cruzeiro
top of page
  • Foto do escritorET

Cruzeiro

Atualizado: 17 de jun. de 2023

Cruzeiro: É um marco religioso localizado no ponto mais alto do perímetro urbano, a cerca de 1430 metros acima do nível do mar, representado por uma cruz.



O Cruzeiro fica localizado em São Thomé das Letras, uma cidade com cerca de 6 655 habitantes (IBGE 2010), em uma altitude de 1440 metros acima do nível do mar. É mundialmente conhecida pelo seu poder energético e suas belezas naturais. Uma cidade do sul de Minas Gerais-BR, edificada no alto das montanhas de quartzito, repleta de cachoeiras e grutas, esportes radicais, vistas incríveis, pôr do sol inexplicável, gastronomia mineira e muito, muito mistério. Venha conhecer conosco as histórias por trás dos lugares, o estilo arquitetônico diferenciado, relatos de acontecimentos incomuns, entre outras aventuras.


É onde se localiza uma cruz, no ponto mais alto da cidade. Local frequentado por turistas e moradores para contemplar a paisagem. O nascer e o pôr do Sol com visibilidade de 360 graus. Lugar procurado também para momentos especiais, como: eclipse, chuva de meteoros, nascer da Lua cheia, entre outros.


Remanescente do período colonial, o cruzeiro é revelador do espírito de devoção dos primeiros povoadores da região. Ele também é o marco final da representação do caminho de Jesus ao calvário, durante as celebrações realizadas na Semana Santa, cuja procissão percorre os Passos da Paixão de Cristo pelas ruas da cidade, conforme a tradição religiosa. Não se sabe as datas precisas, mas os moradores contam que o Cruzeiro foi erguido, originalmente, onde hoje se encontra a Casa da Pirâmide, até ser atingido por um raio.


Localizado próximo a Casa da Pirâmide, ponto turístico facilmente reconhecível, podendo chegar até ele a pé ou de carro, com uma breve caminhada até o cruzeiro em si. O local é todo sobre pedras, então é necessário cuidado dobrado.


Público Alvo: Todos

Dificuldade de acesso: 2/5

Estrada até o destino: 2/5

Entrada: Gratuita

Restaurante: Não





Propaganda Patrocinada



ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS:



Chalés de madeira estilo suíço, com roupas de cama e banho 300 fios algodão egípcio, um excelente café da manhã juntamente com todo o charme e energia do nosso jardim. Uma pirâmide de vidro para meditação e apreciação do céu estrelado e uma fogueira para noites frias, ritualísticas e comemorativas.




85 visualizações0 comentário
bottom of page