Pousada Viva | São Thomé | Cachoeira Vale das Borboletas
top of page
  • Foto do escritorET

Cachoeira Vale das Borboletas

Atualizado: 17 de jun. de 2023

Tem esse nome por ser um local de reprodução de borboletas. Durante seu passeio, pode-se observa-las de diversos tamanhos, cores e tipos diferentes.



Vale das Borboletas fica localizada em São Thomé das Letras, uma cidade com cerca de 6 655 habitantes (IBGE 2010), em uma altitude de 1440 metros acima do nível do mar. É mundialmente conhecida pelo seu poder energético e suas belezas naturais. Uma cidade do sul de Minas Gerais-BR, edificada no alto das montanhas de quartzito, repleta de cachoeiras e grutas, esportes radicais, vistas incríveis, pôr do sol inexplicável, gastronomia mineira e muito, muito mistério. Venha conhecer conosco as histórias por trás dos lugares, o estilo arquitetônico diferenciado, relatos de acontecimentos incomuns, entre outras aventuras.

A cachoeira Vale das Borboletas tem uma boa estrutura para tornar seu passeio completo. Possui estacionamento, diversos restaurante e bares, onde você opta por almoçar ou apenas fazer um lanche. Há também várias lojinhas e uma paisagem de tirar o fôlego. A cachoeira em si pode ser divida em três partes:

- A parte superior, ótima para crianças, pois lá se localizam diversas piscinas naturais. É um lugar mais tranquilo e não considerado fundo.

- A parte da queda, onde tem duas quedas da água ( uma mais forte e a outra mais fraca) e uma piscina natural rasa.

- O Poço do Gnomo, uma piscina natural um pouca mais funda, onde consegue-se mergulhar e nadar.

(Tem esse nome por conta dos relatos das pessoas sobre aparição de Gnomos no local).


A estrada de acesso é de terra, fácil de se localizar com diversas placas que no local existe. É um dos pontos turísticos mais perto da Pousada Viva e considerada de fácil acesso.

Recomenda-se o uso de sapatos fechados para esse tipo de passeio, como calçados específicos ou tênis.


Público alvo: Todos

Dificuldade de acesso: 1/5

Estrada até o destino: 1/5

Entrada: Gratuita ou estacionamento pago

Restaurante: Sim




Propaganda Patrocinada



ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS:



Chalés de madeira estilo suíço, com roupas de cama e banho 300 fios algodão egípcio, um excelente café da manhã juntamente com todo o charme e energia do nosso jardim. Uma pirâmide de vidro para meditação e apreciação do céu estrelado e uma fogueira para noites frias, ritualísticas e comemorativas.




582 visualizações0 comentário
bottom of page