Pousada Viva | São Thomé | O apóstolo São Tomé
top of page
  • Foto do escritorET

O apóstolo São Tomé e o roubo da imagem original do santo

Atualizado: 17 de jun. de 2023

A imagem do santo São Tomé é considerada o artefato padroeiro da cidade. Ela foi encontrada na gruta, na qual nomeou a cidade de São Thomé das Letras.



São Tomé foi um dos 12 apóstolos originalmente escolhidos por Jesus, segundo os Evangelhos sinóticos e os Atos dos apóstolos.


Pode-se ver a imagem dele em diversos locais na cidade, incluindo no portal de entrada. A imagem "original" se localiza dentro da Igreja Matriz, na praça Barão de Alfenas. Mas dentro da Gruta São Thomé, há uma imagem simbólica também.


A imagem do Apóstolo São Tomé e suas representações:


-Manto marrom: representa a humildade do santo.


-Livro na mão esquerda: representa sua missão de vida, na qual era pregar o Evangelho de Jesus Cristo.


-Túnica vermelha: representa o sangue de Cristo e o próprio sangue de São Tomé, no qual morreu por conta de seu anúncio do Evangelho.


-Lança: na mão direita, representa como ele foi morto, no caso a golpes de lanças.


São Tomé foi quem apareceu para o escravo João Antão quando ele se encontrava refugiado dentro da gruta, dando a ele uma carta na qual o daria a liberdade de seu dono Capitão João Francisco.


Mas e o mistério sobre a imagem que se encontra dentro da igreja ser a original ou não?


Bom, não se tem nenhuma comprovação sobre essa história. Mas os antigos habitantes dizem que foi o padre que a roubou.

A história é que o padre da época estava para ir morar em outra cidade, e na noite anterior ele havia roubado a imagem original e a substituído por uma parecida, porém falsa.


Já outros dizem que foi um nativo muito antigo de São Thomé, e que a imagem original se encontra escondida nos fundos da casa dele até hoje.


Talvez esse seja um mistério nunca resolvido. Até então, os habitantes e turistas de São Thomé das Letras podem apreciar a réplica quase perfeita dentro da Igreja Matriz e suas outras imagens simbológicas espalhadas pela cidade.


Público alvo: Todos

Dificuldade de acesso: 0/5

Estrada até o destino: 0/5

Entrada: Gratuita

Restaurante: Não




Propaganda Patrocinada



ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS:



Chalés de madeira estilo suíço, com roupas de cama e banho 300 fios algodão egípcio, um excelente café da manhã juntamente com todo o charme e energia do nosso jardim. Uma pirâmide de vidro para meditação e apreciação do céu estrelado e uma fogueira para noites frias, ritualísticas e comemorativas.




278 visualizações0 comentário
bottom of page