• ET

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Trata-se de uma típica construção letrense, composta por pedras sobrepostas uma a uma.





Acredita-se que as obras desta igreja tenham sido iniciadas logo após o término da edificação da Igreja Matriz, durante o primeiro quartel do século XIX.


A Igreja seria para os escravos, tanto é que Nossa Senhora do Rosário é a Padroeira dos escravos. Para não haver envolvimento e convívio religioso entre brancos e negros, determinou-se um local para a ereção de uma capela em devoção à Nossa Sra. do Rosário, padroeira dos escravos negros no Brasil. O mesmo ocorreu em diversas paragens das capitanias sob o domínio de Portugal. Para a construção da Igreja de São


Thomé das Letras, foi utilizada a mesma técnica empregada na Igreja Matriz e demais casarios, tendo como matéria prima básica a pedra quartzito, que aflorava de forma abundante na superfície do solo. Suas bases e paredes foram erguidas com pedras sobrepostas, algumas pesando mais de uma tonelada, totalmente sem reboco se destacando entre a paisagem.


Não se sabe afirmar exatamente o motivo da paralisação da obra, mas especula-se que teria sido devido ao falecimento do Barão de Alfenas.

Ao final da década de 90 a praça foi concluída e a Igreja iluminada.


Referência: Ricardo Kayapó - São Thomé das Letras e sua verdadeira história


Público alvo: Todos

Dificuldade de acesso: 0/5

Estrada até o destino: 0/5

Entrada: Gratuita

Restaurante: Não

Rota (GPS) da Pousada VIVA até o local: https://goo.gl/maps/fwYbUHGzLdXM1SkY6



ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS:


POUSADA VIVA - Reserve aqui!


Chalés de madeira estilo suíço, com roupas de cama e banho 300 fios algodão egípcio, um excelente café da manhã juntamente com todo o charme e energia do nosso jardim. Uma pirâmide de vidro para meditação e apreciação do céu estrelado e uma fogueira para noites frias, ritualísticas e comemorativas.



#viagem#amoviajar#turismo#ferias#viajarfazbem#viagemeturismo#dicasdeviagem#viagens#turistando#viajante#blogdeviagem#paisagem#férias#turista#blogmochilando#natureza#loucosporviagem#viajarépreciso#saothomedasletras #saothome#cachoeiraeubiose #cachoeira#cachoeiraeubiosesaothome#eubiose#pousadaviva#viva#pousadavivastl




Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
5AF99791-FA29-4A8E-AA7A-5CC112E8435B-881

Rua Viva, s/n - CX Postal 29 - Área Rural - 37408-000

Minas Gerais | São Thomé da Letras | Brasil

(35)9-9981-5000

CADASTUR

cadastur.png

FEDERAL

turismo responsavel.png
cursostl.jpg

MUNICIPAL

 

© 2022 Desenvolvido por Paulo Leite 

VIVA

Selo_Turismo_Responsavel.png